top of page
Muros Comunicantes
As imagens desta exposição nasceram das reflexões e discussões provocadas durante a disciplina eletiva Sociologia da Imagem do Mestrado de Sociologia em Rede/Profsocio, da Fundação Joaquim Nabuco, no ano de 2019.
As fotografias, de autoria dos alunos, foram produzidas nas cidades do Recife e Caruaru, espaços de morada dos nossos autores que buscaram produzir imagens a partir de suas inquietações sobre o espaço urbano.
Essa primeira série, Muros Comunicantes, dirigiu o olhar e as interpretações dos autores para os grafittis urbanos. Com uma câmera profissional ou um celular na mão eles transpuseram questões abordadas em textos para a dimensão do olhar.
Galeria
A finalidade não era produzir imagens que ilustrassem conceitos definidos, mas que construíssem ideias, provocassem questões, a partir das experiências subjetivas dos autores com suas cidades.
Que situações os afetam tanto esteticamente quanto sociologicamente?
Que respostas as imagens poderiam fornecer para questões que estavam até então presentes nos livros e artigos trabalhados em sala?
É possível nelas encontrarmos respostas ou ainda mais perguntas?
Cibele Barbosa, Pesquisadora da Fundação Joaquim Nabuco,Professora do Mestrado de Sociologia em Rede/Profsocio e coordenadora do ImageH
#CIDADES #MUROS #GRAFITES #ARTEDERUA #HIPHOP #VOZ #RECIFE #CARUARU #CAMPINAGRANDE #NORDESTE
bottom of page