top of page

Imagens de uma história do futuro

Uma exposição para refletir sobre como os homens imaginaram o futuro e o que podemos pensar para o porvir.


Por Viviane Toraci*


Arthur Radebaugh. Closer Than We Think! El videoteléfono, 1961 © Tribune Content Agency, LLC. Todos los derechos reservados.

O ano de 2022 começou diferente para mim. Minha passagem de ano foi dentro de um avião com destino a Madri, na Espanha. Por três meses, estarei visitando espaços culturais, museus, medialabs e desenvolvendo um trabalho de pesquisa com Enrique Alonso, professor do departamento de Filosofia e Lógica da Universidad Autónoma de Madrid. Ver, ouvir, sentir, pensar, compartilhar. É com este objetivo que escrevo este primeiro post a partir de terras estrangeiras para o imageH.


O título do post brinca com uma aparente contradição. História do futuro? Como podemos contar a história de algo que ainda não aconteceu? Essa é a proposta da exposição “La gran imaginación: historias del futuro” (link: La gran imaginación. Historias del futuro | Espacio Fundación Telefónica (fundaciontelefonica.com), realizada pelo Espacio Telefónica de 03 de novembro de 2021 a 17 de abril de 2022 e que acabo de visitar. Assim ela é apresentada (tradução livre):

Cada época teve sua visão particular de futuro que, em boa medida, foi condicionada pelo seu próprio contexto. Esta exposição apresenta uma reflexão sobre o futuro, entendendo como foi concebido no passado e por que, querendo pensar também em futuros alternativos que podemos imaginar na atualidade para dar respostas aos desafios que enfrentamos.

A partir do resgate em obras literárias produzidas desde o século XVIII, trabalhos no campo da arquitetura e audiovisual, imagens em litogravuras, quadrinhos e livros, foi possível construir uma história de como o futuro foi imaginado em diferentes épocas. A primeira sala da exposição chamada de “Futuros Presentes” (Imagem 1) já nos convida a viajar para o campo da ficção científica cinematográfica. Segundo as teorias do futurólogo Jim Dator – trabalhadas nesta sala e utilizadas como fio condutor para toda a exposição – qualquer visão do futuro pode ser encaixada em quatro arquétipos ou imagens genéricas de futuro: Crescimento, Colapso, Disciplina e Transformação.


Imagem 1: Sala Futuros Presentes. Foto: Media kit da exposição disponível em 211102_Kit de prensa - Google Drive
Imagem 2: Detalhe do display com o tema “Disciplina”, trazendo cenas dos filmes O conto da Aia (2017), Jogos Vorazes (2012), Avatar (2009), e Divergente (2014). Foto: Viviane Toraci

É curioso conhecer como há 250 anos construímos imagens utópicas e distópicas do futuro da humanidade na Terra, e em outros planetas. Além de ser um exercício imaginativo prazeroso, pode provocar diversas reflexões para pensarmos o amanhã com crianças e jovens. É o que propõe o material pedagógico produzido pela equipe da Fundación Telefónica e disponível em PDF no link da exposição com o título “Actividades para público escolar”. São propostas desde uma visita virtual, com auxílio da equipe da exposição com uso de câmera e microfone para uma visita guiada ao vivo em modelos como webinar ou ágora, até a realização de oficinas com base na visita presencial. A partir da exposição, é possível trabalhar conteúdos das áreas artística e audiovisual, tecnológica e psicossocial, como a influência da tecnologia na sociedade, questões relacionadas a sustentabilidade e alternativas para o futuro da humanidade.


O conjunto de documentos disponíveis no site da exposição é uma atração a parte, incluindo vídeo de apresentação, folheto em PDF, documento online como um guia para sua visita, as atividades para o público escolar. Então acho que melhor do que detalhar o que eu vi, para quem ficou interessado, sugiro que visite o link e aproveite um tempinho para imaginar o futuro que queremos para começarmos a agir no hoje.


*Viviane Toraci é pesquisadora da Fundação Joaquim Nabuco, professora do ProfSocio e coordenadora do multiHlab - Laboratório Multisuários em Humanidades.


 

Para citar esse texto:


TORACI, Viviane. Imagens de uma história do futuro, 2022. Disponível em: https://imagehmultihlab.wixsite.com/humanidades.

Kommentare


bottom of page